ALUMNI

MARIELSON CARVALHO

BRASIL

A proposta de residência visava à criação de um ensaio de crítica sobre a relação entre os  imaginários praieiros na literatura de Xavier Marques e na música de Dorival Caymmi.
 
© 2014, Photo by Augusto Albuquerque
Inicialmente, o projeto seria todo realizado durante a residência, a saber, as etapas de pesquisa, escrita e divulgação do trabalho (palestra e publicação), mas o contato com a ambiência social e cultural de Itaparica estimulou-me a refazer o planejamento de criação não só quanto à finalização do ensaio, mas também quanto a uma nova produção de escrita, mais ficcional. Essa mudança é resultado da verificação de que o tema proposto por mim merece mais tempo de pesquisa devido a seu ineditismo acadêmico. Contribuiu para isso o fato de meu estúdio estar em uma posição estratégica que me possibilitou momentos de contemplação da ambiência praieira e da paisagem marinha, objetos mesmos de minha criação. O registro fotográfico realizado neste período será parte importante desta produção textual e muitas das fotos partiram desta observação das marisqueiras, dos pescadores, das marés, dos ventos, dos sóis e das luas.  
 
Atravessar a Baía de Todos os Santos, de Salvador para Itaparica, desta vez não como um soteropolitano em veraneio ou a passeio, mas como residente artístico para criar, foi uma travessia especial.
 
Salvador, Bahia, Brasil
Agosto – Setembro 2014
 
com o apoio generoso da FUNCEB,  Fundação Cultural do Estado da Bahia
This site english