O QUE OFERECE O SACATAR

O Instituto Sacatar oferece a indivíduos criativos o espaço e o tempo livre para desenvolverem novos trabalhos. Especificamente, o Sacatar fornece a cada premiado:
  • Transporte aéreo entre seu aeroporto internacional regional e Salvador, Bahia, Brasil
     
  • Uma suíte individual (quarto e banheiro)
     
  • Um estúdio separado
     
  • Todas as refeições (com a exceção de sábado à noite, domingo e feriados).

O Sacatar não oferece ajuda de custos aos premiados, sendo estes responsáveis por seus gastos pessoais, transporte local e todo o seu material de trabalho. No entanto, um representante do Sacatar trará o artista do aeroporto internacional de Salvador para a sede na ilha de Itaparica. Para os artistas que se interessarem em mostrar o seu trabalho ou compartilhar os seus conhecimentos, o Sacatar facilitará os contatos locais. Podemos localizar teatros, galerias, salas de aula, etc., como também buscar parceiros, sejam eles estudantes, músicos, atores, ou outros voluntários para a realização de projetos.

 
A ilha é um lugar um tanto primitivo, e sugerimos que os Residentes também trabalhem de uma forma primitiva, isso é, direta e simplesmente, sem recursos a tecnologias nem materiais muito complexos.
 
O Sacatar oferece a cada Residente, além de uma suite particular, um estúdio para desenvolver o seu trabalho. Todos os estúdios são salas simples que podem ser adaptadas para outras disciplinas sem o menor problema. Há cinco estúdios por volta do coqueiral da propriedade, ao lado da casa principal. Destes, dois são estúdios semi-abertos, têm paredes amplas, pias e jardins internos. Ambos são destinados principalmente para artistas plásticos. O vento e os passarinhos entram neles livremente. Um terceiro estúdio, reservado para escritores, se eleva em palafitas e desfruta de uma bela vista do mar. Em 2010 foram construídos dois novos estúdios: um específico para dança e teatro (de 5m x 12m com um simples palco anti-impacto, além de camarim) e outro para músicos e/ou compositores (4,5m x 10m). O estúdio de música não possui isolamento acústico, mas está localizado na área mais afastada da propriedade, onde há menos possibilidade de os músicos incomodarem os outros residentes. Disponibilizamos também dois outros estúdios localizados na casa principal, que medem, respectivamente, 6,00 x 8,00m e 3,50 x 5,00m, ambos com pé-direito de 3,60m, sendo que somente o último possui pia. 
 
Não possuímos quartos escuros. Portanto, os fotógrafos não podem realizar todas as etapas do seu trabalho em nossa residência. Não há na propriedade fornos para ceramistas; todavia, há possibilidades de trabalhar em uma olaria local ou no povoado de Maragogipinho, que está a cerca de duas horas de Itaparica, onde há mais de cinquenta olarias em funcionamento.
 
Dispomos de acesso à internet sem fio via Velox (banda larga) no Sacatar, para que os Residentes possam utilizar seus laptops. Para os Residentes que não possuem computador, há diversas lan houses na cidade de Itaparica, bem próximas ao Sacatar. Disponibilizamos uma impressora para o uso dos Residentes. O Instituto Sacatar mantém uma pequena oficina com serra circular e uma desempenadeira. Há ferramentas simples à disposição dos Residentes.  Temos uma pequena geladeira para armazenar filme fotográfico. Temos também um piano elétrico e uma pequena coleção de instrumentos de percussão para compositores.  Favor entrar em contato conosco para maiores esclarecimentos, escrevendo para info@sacatar.org.
 
RUÍDOS AMBIENTES: O Sacatar está localizado em uma propriedade de 9000m² à beira-mar, situada em uma área residencial de casas de veraneio, ocupadas por temporada. As ruas ao redor são de areia. Enquanto durante a maior parte do ano o ambiente é calmo e sereno, durante a alta estação (de dezembro a fevereiro) não temos controle sobre as pessoas que alugam casas na vizinhança. Alguns desses inquilinos fazem festas longas e barulhentas, sem levar em consideração quem quer que seja o vizinho. Festivais, que acontecem principalmente entre dezembro e fevereiro, também tendem a ser barulhentos. Por vezes, um festival a alguns quilômetros de distância pode parecer que está acontecendo do outro lado da rua. Além disso, a maioria das casas na vizinhança tem cães de guarda, que latem ao ver estranhos. Em temporada de férias e feriados prolongados há mais transeuntes nas ruas, o que incentiva mais latidos destes cães. Não há nada que possamos fazer sobre cães latindo ou pássaros cantando e, infelizmente, há muito pouco que possamos fazer a respeito de vizinhos barulhentos.
 
INSETOS E VIDA ANIMAL: Os artistas dividem a propriedade com três cachorros, um pavão, dois cágados e animais selvagens diversos, incluindo mosquitos, formigas, caranguejos, morcegos, pássaros, lagartos e sapos, que podem entrar nas casas e estúdios a qualquer momento. O pavão costuma se exibir no pátio, pássaros vasculham a cozinha em busca de migalhas de pão, morcegos desorientados voam pela sala de estar à noite e, às vezes, sapos entram nos banheiros. Essas coisas acontecem. Não há muito o que fazer para controlar a entrada e saída desses animais. Contudo, mantemos os cachorros fora da casa durante as refeições e temos mosquiteiros em todas as camas. No Sacatar você poderá viver mais próximo a diferentes espécies animais do que você está acostumado.
 
Através de seu processo de inscrição geral, o Instituto Sacatar premia entre 15 e 20 artistas por ano com bolsas. As residências duram de seis a doze semanas, com a maioria agendada para oito semanas. Às vezes, o Instituto Sacatar recebe Projetos Especiais, que podem ser de uma menor duração: são os projetos em grupo, com um foco e propósito específicos, criados pelo Instituto ou propostos por terceiros. O Sacatar mantém parcerias com várias organizações governametais e não-governamentais, que oferecem bolsas com restrições específicas em relação à disciplina, idade e/ou nacionalidade.
 
Por favor, clique em PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO na página INFORMAÇÕES, para outras informações sobre diversos programas nos quais você pode se candidatar a uma residência no Instituto Sacatar.
 
Para maiores informações sobre o dia-a-dia no Sacatar, por favor clicar em MANUAL DO RESIDENTE – DOWNLOAD na página INFORMAÇÕES.
 
Favor visitar ALUMNI para ler a respeito das experiências dos Residentes que já passaram pelo Sacatar.
This site english