COMO SE CANDIDATAR A UMA DAS BOLSAS DO SACATAR

Atualmente não há um Processo Seletivo Irrestrito para o Sacatar.  No entanto, através de uma parceria com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, há a seguinte opção para artistas brasileiros no ramo de Performance:

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, instituição de ensino superior referência no Brasil, vai participar pela segunda vez consecutiva da SP-Arte, Feira Internacional de Arte de São Paulo, que acontece entre os dias 07 e 10 de abril. O evento, que apresenta as principais galerias do Brasil e do mundo, acontece no Pavilhão da Bienal e está em sua 12ª edição.

O sucesso da parceria inédita entre a instituição e a Feira, que aconteceu no ano passado, incentivou a ampliar o setor Performance para a edição deste ano. O projeto será aberto para artistas de todo Brasil. A instituição, em parceria com a SP-Arte, vai selecionar dez performances que serão apresentados todos os dias da feira.


Para participar do processo de seleção, os artistas poderão inscrever suas performances (com descritivos, explicações e imagens) através do e-mail artes@belasartes.br até o dia 26 de fevereiro. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por Cauê Alves, professor e coordenador do curso de Artes Visuais da Belas Artes; Fernanda Feitosa, diretora e idealizadora da SP-Arte; Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, responsável por trazer ao Brasil nomes de peso da arte internacional como Bill Viola, Gary Hill, Peter Greenaway e Olafur Eliasson.


A divulgação dos dez artistas selecionados acontece até o dia 11 de março e os dois melhores trabalhos receberão prêmios – o primeiro lugar vai ganhar dois meses de residência artística (no período de 8 agosto a 3 outubro) no Instituto Sacatar na Ilha de Itaparica, na Bahia. O segundo lugar receberá uma bolsa de estudos para um curso de pós-graduação no Centro Universitário de São Paulo.


A Belas Artes completou 90 anos em setembro passado e o curso de Artes Visuais foi o primeiro a ser oferecido pela instituição, logo em 1925. O curso acompanhou as mudanças constantes de sua área e hoje aborda a arte contemporânea, as novas linguagens e suportes que surgiram nos últimos anos, como multimeios, performance, vídeo-performance, fotografias analógica / digital, entre outras.


Confira o edital do concurso e a ficha de inscrição no site da instituição http://www.belasartes.br/noticias/conteudo/1826/edital.pdf e abaixo o cronograma completo sobre o processo de seleção das obras.


Cronograma:
De 29 de Janeiro a 26 de fevereiro – período para envio dos trabalhos.
até o dia 10 de março – avaliação dos trabalhos pela comissão julgadora.
até 11 de Março – divulgação dos 10 selecionados.
6 de abril - abertura SP-ARTE para convidados.
7 a 10 de Abril – SP-ARTE

8 de agosto a 3 de outubro - Prêmio Residência no Sacatar

 

A seguir a lista de organizações com as quais o Sacatar mantém parcerias atualmente. Acesse a página DOAÇOES E PARCERIAS para ver a lista dos artistas premiados através destes programas.

  • Africa Centre: premia anualmente artistas africanos através de um processo seletivo próprio: www.africacentre.net

  • Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB): premia um escritor de Língua Portuguesa residente no estado da Bahia, Brasil. www.fundacaocultural.ba.gov.br

  • PIPA (Prêmio Investidor Profissional de Arte) Desde 2010, PIPA oferece prêmios financeiros e residências para artistas brasileiros. A nossa parceria com PIPA iniciou em 2014.  Um júri seleciona um finalista entre cinco artistas indicados por voto popular online. www.pipa.org.br

     

    SP-Arte - Veja o anúncio no topo da página.

     
     

Em caso de dúvidas sobre tais parcerias, favor entrar em contato conosco através do email info@sacatar.org.

This site english