BRASIL

O quinto maior país do mundo, o Brasil é a única nação de língua portuguesa das Américas.

www.embratur.gov.br

BAHIA

A Bahia é um dos 27 estados do Brasil e está localizada no nordeste do país.

www.bahia.com.br

SALVADOR

Fundada há mais de 450 anos, a cidade de Salvador foi a primeira capital do Brasil. Construída sobre uma encosta na Baía de Todos os Santos, Salvador comporta o maior acervo de arquitetura portuguesa renascentista e barroca da América Latina, uma herança da sua economia colonial à base de açúcar e da escravidão. A cidade se espalha muito além de seus limites antigamente fortificados, para abrigar a sua população atual de quase três milhões de habitantes. As classes média e alta habitam uma cordilheira de edifícios ao longo do mar. A maioria da população vive em casas de tijolo aparente empilhadas nos morros que formam a topografia da cidade. No entanto, todos os baianos compartilham uma cultura riquíssima, fruto da fusão de tradições indígenas, africanas e europeias. A deliciosa culinária de influência africana, a herança musical diversificada aplaudida internacionalmente e suas lindas praias fazem de Salvador o destino turístico mais procurado pelos brasileiros.

www.salvador.ba.gov.br www.emtursa.ba.gov.br pelourinho.com/e-bahia.html www.bahia-online.net

ITAPARICA

Situada no meio da Baía de Todos os Santos, a Ilha de Itaparica forma um arco que se extende por 36 quilômetros de ponta a ponta. Antes da introdução do ferry boat, por volta de 1974, milhares de coqueiros se espalhavam pelas praias, salpicadas por vilarejos de pescadores. Hoje em dia, casas de veraneio convivem com os coqueiros e ocupam os trechos entre os diversos vilarejos. O interior da ilha continua desocupado, como também o lado da ilha onde dominam os manguezais.

A população da ilha, que tem como base 50.000 pessoas, é extremamente cíclica, multiplicando-se na época do veraneio, de dezembro a fevereiro. Além do ferry boat, há lanchas e um catamarã que fazem a travessia entre Salvador e a ilha. Não há ponte para Salvador.

A cidade de Itaparica data do século XVI. No seu centro destacam-se igrejas e residências dos últimos quatrocentos anos. Por muitos anos, Itaparica foi o balneário preferido da alta sociedade baiana. Muitas famílias tradicionais ainda mantêm as suas casas de veraneio na cidade. Mas com a construção de uma nova rodovia que liga Salvador a praias antes inacessivéis do litoral norte, estas famílias já não freqüentam mais Itaparica. Apesar de todos os seus encantos, a cidade de Itaparica anda meio esquecida.

www.itaparica.ba.gov.br

INSTITUTO SACATAR

Uma caminhada de dez minutos do centro da cidade de Itaparica leva à sede do Instituto Sacatar. Entre os seus 9.000 m2 de jardim se situam as suas duas casas e demais dependências. A casa principal tem cinco suítes, uma grande cozinha, uma biblioteca e diversas outras salas, por volta de um pátio central. O lugar é bucólico; a floresta por volta ainda abriga macacos sagüis. Um resquício de mangue oculta a casa de seus 175m de praia pouco movimentada.

A casa principal foi construída em 1950 por Henriqueta Martins Catharino, uma senhora da alta sociedade, que fundou em Salvador nos anos vinte a primeira escola profissionalizante para moças da sociedade baiana. Idealizada como o retiro espiritual do Instituto Feminino, tinha Santa Therezinha de Lysieux como padroeira. A estátua da santa ainda reina no átrio central da casa.

Na década de 80, um pintor americano comprou a propriedade ao Instituto Feminino e lá fez funcionar um pequeno hotel de luxo com o nome de Quinta Pitanga, em referência às centenas de pitangueiras espalhadas pelo jardim.

Em 2000, o Instituto Sacatar tomou posse do terreno. Os primeiros Fellows, como chamamos os artistas residentes, vieram em setembro de 2001. Em 2002, construímos um pequeno edifício com banheiros e cozinha para os funcionários, lavanderia e dispensa. Em 2005, erguemos cinco pequenas edificações por volta do coqueiral: uma para a administração, uma oficina, dois estúdios com jardins internos e um estúdio elevado com vista panorâmica do mar. O Instituto Sacatar é a primeira residência internacional para artistas estabelecida no Brasil e uma das maiores da América Latina.

Tour
This site english